fbpx
Imagem de um homem no escritório fazendo contas

Quais as vantagens que um planejamento tributário eficiente traz para sua empresa?

Fato é que a abertura e a sustentação de uma empresa trazem consigo os diversos impostos e tributos a serem pagos para a sua continuidade. Entretanto, sabia que realizar um planejamento tributário pode ajudar a diminuir esses custos? E, principalmente, não é tão complicado como se costuma pensar?

Para um planejamento tributário eficiente vamos logo de cara dizer o que é necessário: um contador eficiente. Somente uma pessoa ou empresa especializada na área poderá auxiliar o seu negócio a não se perder em dívidas ou mesmo morrer na praia.

Confira neste artigo o que é o planejamento tributário e como pode ser implementado!

O que é planejamento tributário

A elisão fiscal, como também é chamado o planejamento tributário, é a soma de estratégias, estudos e ações organizados a fim de diminuir a carga tributária de uma organização dentro de toda a legalidade.

Sua estrutura deve ser pensada, preferencialmente, por contadores. Eles vão avaliar os atributos do negócio e, posteriormente, utilizar essa avaliação para guiar as decisões acerca dos tributos e impostos.

Bem como um gestor administra um estoque, vendas e recursos humanos, os cumprimentos das obrigações de um planejamento tributário devem ser realizados de forma organizada.

Para tanto, pode-se dividir o planejamento tributário em duas categorias: operacional e estratégico.

Planejamento tributário operacional

Aqui é o básico, no qual são estabelecidos procedimentos na empresa para que as exigências legais sejam cumpridas. São tarefas essenciais para que sejam cumpridas a escrituração das operações de forma correta e os pagamentos de impostos nos prazos previstos, tudo isso alinhado com a equipe de contabilidade.

Planejamento tributário estratégico

O planejamento estratégico, tecnicamente vem antes do operacional, servindo-o de base. Com ele é realizado o ajuste da empresa no regime tributário conveniente e é feito o conhecimento das demais características fiscais, estrutura de capital, modelo de recrutamento do RH e entre outros.

Vantagens de se fazer um planejamento

Como já pudemos entender até aqui, o planejamento tributário vai além de apenas o cumprimento de obrigações e anotações de lucros e gastos em planilhas. Para um bom planejamento e o rendimento funcional da sua empresa, é preciso conhecer, analisar e verificar tudo o que envolve as formas de tributação para a sua organização.

Isso é importante, uma vez que o planejamento vem justamente com o intuito de diminuir os gastos, como tributos a serem pagos e quaisquer outros valores que incidem sobre o negócio.

Assim, para abrandar a carga tributária, pode-se tomar três caminhos:

1. Impedir a incidência de tributos

Não é de hoje que o sistema tributário do Brasil é um tanto complexo, não é mesmo? Por isso, uma boa maneira de evitar que impostos não esperados reflitam nos valores dos seus serviços ou produtos, é necessário o planejamento. Uma boa forma de impedir isso de acontecer, é aproveitar a regra de isenção de impostos municipais e federais quando houver e se ajustar ao que é requisitado para aproveitar o benefício;

2. Diminuir os valores de recolhimento

É imprescindível o pagamento dos impostos e tributos e não podem ser deixados de lado. Entretanto, a depender do caso, é possível diminuir o percentual do valor a ser recolhido aderindo à incentivos fiscais, que permitem a redução de alíquotas. Um exemplo simples para quem possui folha de pagamento e está obrigado a recolher os impostos patronais sobre as mesmas é reduzir o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) que se torna possível cortar gastos com a contribuição para o Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT).

– Leia também:
>>> Nova resolução do Simples Nacional 2021

3. Adiar o pagamento dos impostos

Vamos supor que o seu capital de giro está baixo, mas é o suficiente para adquirir um produto ou serviço que trará um retorno alto em pouco tempo. Adiar o recolhimento de impostos pode ser uma boa forma de assentar o seu negócio!

Em determinados casos, existem formas de se preterir o pagamento de tributos e imposto sem a incidência de multas ou ser obrigado a parcelar a dívida.

Para isso, é preciso pensar juntamente do serviço de contabilidade, o qual está a par do seu planejamento tributário. Se o contador julgar esta como uma boa estratégia, então você terá alguns dias extras para ter mais dinheiro em caixa.

Por que ter um planejamento tributário?

Muitos podem achar que um planejamento tributário eficiente lida apenas com a economia, que ela é o que há de mais importante. Mas não é bem assim. Para que haja economia é necessário estar dentro da legalidade — este é o principal papel do planejamento tributário, reduzir alíquotas e adiar pagamentos tudo dentro do que pede a lei.

Embora a linha entre elisão e evasão fiscal seja tênue, se esquive de riscos desnecessários apostando em uma equipe de contabilidade competente, com ética e responsabilidade.

Além da economia tão bem-vinda, o planejamento tributário nas empresas ainda traz consigo outros dois motivos que o tornam tão necessário para o seu negócio:

  1. Segurança – de forma preventiva, o planejamento ajuda a eliminar erros contábeis, e, portanto, torna-se mais simplificada a forma de se evitar autuações e imposições de multas.
  2. Competitividade – com todos os benefícios já vistos até agora, não é difícil notar que com o planejamento a empresa terá em mãos uma maior disposição de recursos para reinvestir em sua principal linha de trabalho e reestruturar partes que possam ser necessárias. Desta forma, impulsionando o crescimento da organização e, consequentemente, colocando-a a frente da concorrência.

Como realizar uma planejamento tributário?

No momento da contratação dos serviços contábeis, uma série de etapas serão seguidas para que o planejamento tributário seja implementado com eficiência. São eles:

  1. Coleta de dados;
  2. Análise da natureza jurídica e o enquadramento tributário;
  3. Estudo e escolha do regime tributário;
  4. Elaboração do plano e definição de cronograma;
  5. Informações da base de cálculos;
  6. Análise de cenários;
  7. Avaliações periódicas.

Para realizar o planejamento contábil tributário, você pode contar coma Diretiva. A gente vai ajudar a tornar o processo mais fácil e te ajudar a reduzir os gastos da empresa, com um atendimento personalizado, comprometimento com a qualidade e aconselhamento direcionado. Confira mais sobre os nossos serviços no site da Diretiva!

– Leia também:
>>> O que você precisa saber sobre gestão financeira

>>> Atenção empresário! A partir de novembro sua contribuição com INSS será feita através de DARF

One thought on “Quais as vantagens que um planejamento tributário eficiente traz para sua empresa?

  1. Pingback: Entenda agora como funciona a constituição de empresas? - Diretiva Contabilidade Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Olá, em que posso ajudar?