fbpx
Imagem duas pessoas trabalhando em um escritório

Abertura de empresas: descubra como a diretiva pode ajudar você

Ao desejar abrir uma empresa, o empreendedor já sabe para onde quer seguir e está convicto do tipo de negócio e serviços a oferecer, mas a aquisição do CNPJ e os documentos necessários para abertura de empresa podem soar complicados e acabar afastando esse desejo.

Por isso, a Diretiva separou um passo a passo para abertura de empresa para você e, de quebra, apresentaremos os serviços que possuímos para te ajudar nessa nova jornada!

O que se precisa saber antes de abrir uma empresa

Primeiramente temos que ter em mente que o sucesso de um negócio se dá pelo retorno financeiro. Portanto, aqui é necessário mais do que uma simples vontade, boas ideias ou criatividade: é preciso validá-las e, sobretudo, desenvolver habilidades de gestão e execução.

Tem empreendedores que não acreditam que a parte burocrática seja importante, porém, ela é vital para o funcionamento e o sucesso do negócio. Isso porque é parte tanto da abertura quanto para manter as operações financeiras e contábeis de uma empresa, de forma a adequá-la às obrigações exigidas por lei.

A falta de atenção a este ponto, pode levar a empresa a ter gastos desnecessários e até mesmo à falência. Por isso, é importante conhecer todo o processo que envolve a abertura de uma empresa e os processos necessários para o seu sucesso.

Organização, visão e senso crítico

Ainda que a ideia do empreendedor seja incrível, é preciso adotar uma postura crítica e organizada para o bom desempenho empresarial. Assim, antes de qualquer investimento, faça uma análise e uma validação de mercado, isto é, saiba se a ideia é interessante não apenas para si como também para o público que se deseja atrair.

Neste ponto, recomenda-se alguns passos:

  • Fazer um levantamento do mercado;
  • Conhecer a concorrência;
  • Encontrar a área de atuação;
  • Observar as mudanças e projeções de mercado.

Essa análise é importantíssima para saber onde o empreendedor está entrando e se a empresa se trata apenas de um sonho ou se é ou poderá se tornar relevante e uma necessidade de mercado.

Aliás, esse tipo de pesquisa ajuda o empreendedor a não realizar investimentos em uma área saturada que não poderá dar o retorno esperado.

Tenha um plano de negócios

Com a análise de mercado em mãos, o empreendedor precisa dar um novo passo: montar um plano de negócio. Este é o responsável por definir a missão, valores e visão de uma empresa e como se dará sua atuação no mercado.

Ele ajuda a orientar a empresa a consolidar sua marca no mercado e o que fazer em diferentes situações de forma otimizada. Algumas dicas importantes para um bom plano de negócio, são:

  • Definir área de atuação, setor de atividade e conhecer suas obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas;
  • Definir missão (qual a razão de a empresa existir) e os valores (norte sobre a atuação);
  • Realizar uma análise completa de mercado;
  • Conhecer e determinar a estrutura operacional, quantos funcionários serão necessários e como se dará o processo de vendas;
  • Construir cenários e desenvolver planejamentos estratégicos, financeiros, de marketing e ter uma assessoria trabalhista.

– Leia também:
>>> 5 Serviços Da Assessoria Contábil Que Vão Alavancar O Seu Negócio

Algumas documentações necessárias para abertura de empresa

Agora que já sabe por onde começar, vamos abordar um pouco mais a parte burocrática da coisa. Afinal, embora os documentos necessários para abertura de empresa não sejam tão longos, ainda há burocracias envolvidas e algumas definições importantes para o desempenho do seu negócio.

Alguns dos documentos necessários para abrir uma empresa são:

  • Cópia da CNH ou RG/CPF;
  • Cópia da certidão de Casamento;
  • Cópia do Comprovante de endereço de onde mora;
  • Nº da indicação fiscal, que consta no carnê de IPTU, do endereço onde será a sede da empresa, para alvará da prefeitura;
  • Número do recibo das últimas duas declarações de IRPF, para solicitarmos enquadramento do Simples Nacional se fez declarações (informar se nunca fez);
  • Três sugestões de nomes para a sua empresa, para pesquisa de nome na Junta Comercial.

Entre em contato conosco, receba a lista completa e tire todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas.

A abertura de uma empresa exige, também, atenção com os documentos importantes e necessários e as burocracias para que o empreendimento possa operar de maneira correta sob a luz das leis.

Defina um cronograma de trabalho

Muitos documentos e operações possuem um prazo específico que precisam ser cumpridos, o que pode gerar gastos quando descumpridos, além de uma situação irregular e indesejada. Por isso um cronograma é importante para que todos os passos sejam resolvidos dentro do seu tempo hábil.

As documentações com menores prazos devem receber prioridade para que as pendências sejam resolvidas de forma eficiente. Já as menos urgentes, podem ser colocadas mais abaixo no cronograma.

O que a diretiva te ajuda na constituição de empresa

Contratar uma empresa contábil como a Diretiva torna o processo mais fácil e, também, garante que a abertura de empresas de forma regularizada e em menos tempo. Além do mais, se reduz os gastos com situações que nada ajudam na regularização da empresa, e o empreendedor recebe atendimento personalizado, comprometimento com a qualidade e um aconselhamento direcionado.

O que podemos fazer pelo seu negócio?

  • Elaboração Contrato ou Requerimento de Empresa Individual;
  • Pesquisa do nome empresarial e da marca escolhida;
  • Análise de melhor enquadramento fiscal para redução de impostos;
  • Emissão do CNPJ;
  • Prefeitura para obtenção de Inscrição Municipal;
  • Inscrição Estadual;
  • Senha Web para emissão de NFS-E ou NF-E;
  • Cadastro na CEF e Previdência;
  • Agendamento para obtenção de Certificado Digital;
  • Não cobramos decimo terceiro, ou outro valor para elaboração de nossos trabalhos contábeis e fiscais, com assessoria tributaria e jurídica.

Confira mais sobre nossos serviços no site da Diretiva! Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco agora mesmo pelo WhatsApp!

– Leia também:
>>> O Que é o Trabalho Pró-Labore

>>> 6 Estratégias Para Aumentar O Capital De Giro Da Sua Empresa

One thought on “Abertura de empresas: descubra como a diretiva pode ajudar você

  1. Pingback: Você sabe o que é CNAE? - Diretiva Contabilidade Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Olá, em que posso ajudar?